Vigilância Sanitária de Monte Formoso
Vigilância Sanitária de Monte Formoso.
Publicado em 02/02/2018 08:04
A Vigilância Sanitária de Monte Formoso trabalha com prevenção e fiscalização de estabelecimentos, com o intuito de diminuir os riscos de danos à saúde da população. Existe uma gerência, que fiscaliza os estabelecimentos do setor de alimentos, drogarias, e diversas atividades de interesse da saúde.
O trabalho rotineiro dos fiscais da Vigilância é constantemente ampliado de acordo com os desafios da cidade. Um exemplo disto é a participação dos fiscais sanitários no combate à dengue. Os profissionais observam se os locais visitados possuem riscos de desenvolver criadouros do mosquito Aedes aegypti. Quando há irregularidades, os donos dos estabelecimentos são solicitados a se ajustar às determinações, caso contrário, podem ser autuados.
Vigilância Sanitária: o que é?
Vigilância Sanitária é um conjunto de medidas que têm como objetivo elaborar, controlar e fiscalizar o cumprimento de normas e padrões de interesse sanitário. Estas medidas se aplicam a medicamentos e correspondentes, cosméticos, alimentos, saneantes e equipamentos e serviços de assistência à saúde. As normas da Vigilância Sanitária também se referem a outras substâncias, materiais, serviços ou situações que possam, mesmo potencialmente, representar risco à saúde coletiva da população.
A Vigilância Sanitária é uma atividade multidisciplinar que regulamenta e controla a fabricação, produção, transporte, armazenagem, distribuição e comercialização de produtos e a prestação de serviços de interesse da Saúde Pública. Instrumentos legais, como notificações e multas, são usados para punir e reprimir práticas que coloquem em risco a saúde dos cidadãos.
Importância:
A Vigilância Sanitária é importante à medida em que fiscaliza e protege a população das situações de risco extremo a que a saúde individual, coletiva e ambiental são expostas.
por Assessoria Comunicação